Queres saber qual o salário mínimo de um jogador da Segunda Divisão em Espanha?[:pt]Queres saber qual o salário mínimo de um jogador da Segunda Divisão em Espanha?

Noticias > Queres saber qual o salário mínimo de um jogador da Segunda Divisão em Espanha?[:pt]Queres saber qual o salário mínimo de um jogador da Segunda Divisão em Espanha?

Apesar do futebol ser um mundo que move milhões e milhões de euros, o salário dos jogadores da Segunda Divisão são um pouco mais modestos. De qualquer maneira, são vários os factores para os salários da Liga SmartBank, portanto vamos esclarecer alguns pontos.

Apesar de ainda não terem sido publicados os dados desta época, o ano passado chegou-se a um acordo para tratar do assunto do salário mínimo na Segunda Divisão. Para isso, reuniram-se a “Comisíon Negociadora del Convenio Colectivo para la actividad del fútbol profesional” e o “Futbolistas ON”, sindicato de jogadores.

A chave para aumentar o salário mínimo reside na proporcionalidade do aumento de entradas por parte dos clubes.

Quanto ganha um futebolista de Segunda?

Há que dizer que os jogadores da Segunda Divisão não cobram mal: o salário mínimo é de 77500 euros anuais. Se dividirmos isto em 14 pagamentos, ficamos um pouco acima dos 5000 euros mensais. Tomando como referência a época anterior, o aumento é de 17%.

Estes valores podem no entanto variar muitíssimo, já que as equipas que acabam de descer têm no plantel jogadores que podem ganhar até 800 000 euros anuais, já que as estrelas da categoria acima têm um bom cachet, mas os de menor nível, ou que joguem em clubes mais modestos não ganham tanto como se podia imaginar.

Desta forma, os salários médios estão longe dos da Primeira Divisão, onde se podem cobrar milhões de euros, mas o que se procura é proteger os jogadores de menor destaque e que os seus salários tenham uma proporcionalidade em relação ao que ganha o clube.

Nesse sentido, é importante que existe e que se cumpra este acordo colectivo que mencionámos antes, já que assim se garante o salário mínimo na competição. Há que esperar pelos dados oficiais desta temporada, mas parece que há uma vontade clara da La Liga em que os jogadores tenham uma boa retribuição pelo seu trabalho.

Descobre o salário mínimo de um jogador da Segunda Divisão

Evidentemente, também há necessidade de chegar a acordo com o Governo, já que terminando os actuais benefícios fiscais da IRPF sobre a riqueza, a competitividade face a outras ligas pode ficar prejudicada.

Mesmo assim, há que ter em conta que muitas vezes os agentes dos jogadores negociam alguns prémios com base no rendimento do jogador e do clube. Por outro lado, há um incremento de antiguidade por cada dois anos que um jogador se mantenha no mesmo clube, valor esse que chega aos 5% do seu salário.

Em resumo, como se pode comprovar, podem dar-se valores orientativos de qual o mínimo que cobra um jogador na Segunda Divisão, ainda que a realidade mostre que existem várias fórmulas para aumentar o rendimento mensal.